Que tal ajudar o meio ambiente e o Zoológico de Salvador da próxima vez que
você beber uma garrafa de água mineral ou de refrigerante?


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CIEPG -II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

O CIEPG - Congresso Internacional de Educação, realizado em Ponta Grossa é resultado da Necessidade de um espaço direcionado um temas ligados à Educação. A proposta é estimular a troca de ideias, uma articulação de informações, experiências e conhecimentos entre os professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais e interessando na tem ática do evento. Com este propósito ISAPG - Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia ea UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa, organizam e apresentam o evento.
Data- De 27 a 29 de maio de 2010
Apoio: Planeta Voluntários ISAPG – Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia
http://www.isapg.com.br/2010/ciepg
e-mail: contato@isapg.com.br

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CataZoo na mídia!

A AGECOM - Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia, divulga em seu site a Campanha CataZoo. Confira no site!

O jornal Alagoinhas Notícias divulga em seu site a Campanha. Confira!

O Portal Villas publicou. Veja.

O IMA- Instituto do Meio Ambiente. Também divulgou!

O Portal do SEIA- Sistema Estadual de Informações Ambientais da Bahia também tem CataZoo

A rádio Band News FM anunciou!

O site Aratu On line também!

O camarote expresso 2222 foi um dos apoiadores da campanha

Os blogs Consciência com Ciência , Esse tal meio Ambiente e o Theris também divulgaram!

O Catazoo deu entrevista na rádio Rádio Bahia FM!

O Site ibahia divulgou. O site Nossa Metrópole também!



A Equipe CataZoo agradece!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Educação Ambiental e coleta seletiva do lixo


Por: Roberta Celestino Ferreira -Turismóloga - modificado




O destino final do lixo é um dos agravantes da degradação do meio ambiente, muito se fala em coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos como alternativas para redução do volume de lixo a ser disposto em aterros ou lixões. A reciclagem permite a diminuição da quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais, ajudando a preservar alguns elementos da natureza no processo de reaproveitamento de materiais já transformados. Os programas de coleta seletiva que se consolidaram vêm se traduzindo também em alternativas de geração de renda para a manutenção e sobrevivência de muitas famílias. Temos, porém, muito a pesquisar e aprender sobre coleta seletiva, como um fator importante para o melhoramento da qualidade e da quantidade dos materiais a serem reciclados. As campanhas educativas contribuem para mobilizar a comunidade, para sua participação efetiva e ativa na implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, separando os materiais recicláveis e/ou reutilizáveis diretamente na fonte de geração. Mas, cabe ressaltar o papel da sociedade em geral no desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental, que envolvem a todos nós, levando a idéia de que a reciclagem por si só não pode ser considerada a solução, mas que a mudança de hábitos e atitudes pode levar a sociedade a tomar medidas mais abrangentes, com ações que minimizem a quantidade de resíduos na própria fonte geradora, consumindo menos e reutilizando embalagens descartáveis, por exemplo. Desta forma, acreditando na Educação Ambiental como processo educativo, permanente e contínuo, que visa desenvolver uma filosofia de vida ética e moral, de maior harmonia e respeito com a natureza e entre os homens, propiciando conhecimentos e o exercício da cidadania para uma atuação crítica e consciente dos indivíduos e grupos, temos esta como chave para a implementação de projetos direcionados aos resíduos sólidos.


Não esqueça: Na hora de separar o lixo para a coleta seletiva, não deixe de guardar as tampinhas de garrafa pet para levar até o Zoo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Por que 2 milhões de tampinhas?

Pausa para aula de matemática...
Vamos expor aqui o cálculo que fizemos, com a ajuda de um colega de turma, Diêgo Lôbo, para chegarmos a este número.
Serão 5 filtros construídos e cada filtro é composto por um tanque.
Cada tanque tem 5 m³ de capacidade, mas cada um precisa de 3 m³ de tampinhas para realizar a filtragem. Totalizando assim 15 m³ de tampinhas de garrafa pet.
Calculando o volume de uma tampinha e considerando que nosso objeto tem a forma de um cilindro temos:

V=Área da baseXAltura

Área da base de um cilindro é um circulo, portanto:
A=pi X r²
Pegamos uma tampinha que tem um raio de aproximadamente 1,4cm e altura de 1,3cm
A=3,14.1,4²=6,1575 cm²

V= Axh

V= 6,1575x1,3= 8 cm³
Agora sabemos que uma tampinha tem 8 cm³, aproximadamente, e precisamos preencher de 15m³. Uma simples conta de divisão já resolve este problema. Mas antes não devemos esquecer de igualar as unidades. Note:

Volume necessário: 15m³
Volume de cada tampinha: 8cm³
Fórmula para transformação: 1 cm³= 10-6 m³ (dez elevado a menos 6 ou 0,00001)
Portanto, o volume de cada tampinha em m³ é de 8x10-6 (oito vezes 10 elevado a menos 6 ou 0,000008)
Agora podemos proceder com uma divisão normal:

Se uma tampinha tem 8x10-6 m³ (oito vezes 10 elevado a menos 6 ou 0,000008 m³), quantas tampinhas são necessária para encher um recipiente de 15m³ de capacidade?

15 ÷ 0,000008 ≈ 2 000 000

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

reciclagem, pra quê?


Para além da inclusão social a coleta seletiva do lixo com fins de reciclagem também traz economia de recursos naturais, como água, ferro, bauxita e petróleo, e evita o desperdício de matérias primas, além de aumentar o tempo de vida útil dos aterros sanitários. Uma menor quantidade de lixo seria jogada nestes locais e também nos vários depósitos ou galpões espalhados pela cidade. Com isso, são diminuídos os riscos de contágio por doenças infectocontagiosas ou zoonoses, emissão de gases tóxicos do lixo, entupimento dos bueiros por entulhos, entre outros problemas ambientais ou de saúde pública.


Para onde vão os resíduos de Salvador?

Os resíduos recolhidos em Salvador podem ir para quatro destinos diferentes, a depender do tipo de entulho. O lixo domiciliar vai para o aterro metropolitano, no Km-6,5 da BA-526. Os resíduos de construção e demolição vão para o aterro em Canabrava. Os resíduos hospitalares vão para os sistemas de tratamento privado, que ficam em Simões Filho, Dias D´Ávila e Camaçari.

DENUNCIE O DESCARTE ILEGAL DE LIXO PELO TELEFONE 3186-5000 OU LIMPURB@SALVADOR.BA.GOV.BR

Fonte: jornal A Tarde 29/01/2010 (modificado)

Como começar a reciclar


Identificando Recicláveis

Para quem está começando na separação de recicláveis as cores das caixas coletoras, existentes em supermercados, ajudam a entender o que pode ou não pode ser reciclado.

A cor verde está relacionada ao vidro. A amarela condiz aos metais e às latas de alumínio. A vermelha, às embalagens de plástico. A azul, ao papel. A cor marrom, por sua vez, diz respeito aos não-recicláveis, a exemplo dos adesivos, papel carbono e espumas e seringas.

O que fazer com o lixo reciclado em casa

1 Latas de alumínio, papelão, material de escritório, plástico de embalagens e garrafas pet podem ser separadas para a reciclagem

2 Todo material separado deve ser higienizado antes de ser entregue aos catadores individuais, postos de coleta ou cooperativas

3 Para evitar o uso de sacos plásticos, todo material pode ser acondicionado em baldes, que devem estar sempre tampados para evitar a proliferação de insetos

4 Nas casas, recomenda-se que os recicláveis fiquem na pia, pois podem ser lavados à medida em que os pratos estão sendo higienizados, evitando o desperdício de água

5 O ideal é que sejam separados os recicláveis dos não recicláveis. A separação por tipo é feita na própria cooperativa

6 Uma forma de identificar se o item é ou não reciclável é verificar o selo nas embalagens

Fonte: jornal A Tarde 28/01/2010 (adaptado)

Quem sou eu

Minha foto
Campanha lançada pelo Jardim Zoológico de Salvador, com a coordenação de alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, da UNEB, que planeja arrecadar 2 milhões de tampinhas de garrafas pet. Desta forma, o parque, além de retirar do meio ambiente as tampinhas plásticas que nunca serão decompostas, irá reduzir a quantidade de água utilizada nas piscinas de animais aquáticos, pois estas serão tratadas nos filtros e reaproveitadas.

Equipe Catazoo

Equipe Catazoo