Que tal ajudar o meio ambiente e o Zoológico de Salvador da próxima vez que
você beber uma garrafa de água mineral ou de refrigerante?


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CataZoo prevê sistema de filtragem ecológico

O que é o que significa CataZoo?

É uma campanha, idealizada por cinco alunos de Relações Públicas da UNEB, que conta ainda com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e visa arrecadar 2 milhões de tampinhas plásticas para o Zoologico de Salvador. CataZoo significa: Campanha de Arrecadação de Tampinhas para o Zoologico

Qual o objetivo da Campanha?

Arrecadar 2 milhões de tampinhas para reduzir o consumo e garantir a qualidade da água para os animais do Jardim Zoológico de Salvador, através de um sistema barato e alternativo. Este é o objetivo do projeto já existente no Zoológico, que serviu de base para o CataZoo

Porque 2 milhões de tampinhas e quais os animais que se beneficiarão deste filtro?

Esse número de tampinhas é suficiente para encher e limpar os cinco tanques, responsáveis pelo sistema de filtragem dos hipopótamos, macacos pregos, antas, aves de rapina entre outros animais.

Como funcionam as tampinhas?

Segundo o coordenador do Zoo, Gerson Norberto, construção dos filtros poderia ser feita através de um material plástico importado, que custa U$ 1,50 a unidade. "Através das tampinhas se obtém um resultado muito bom e gratuito. A matéria orgânica presente na água de maior granulação será filtrada mecanicamente em filtros de tela plástica, e a de menor granulação será digerida por bactérias anaeróbicas que se alojam nas tampinhas"

Ecologicamente viável

Todo material utilizado no sistema de filtragem com o aproveitamento das tampinhas é de baixo custo e reutilizável em outras áreas, podendo ser transferido a qualquer momento. Além disso, a ação permite a reciclagem de uma grande quantidade de tampinhas, estimula a população a fazer coleta seletiva de lixo e ainda alerta para a necessidade de reutilizar materiais.


Para obter êxito, a campanha conta com a participação de todos.

Além,de acessar o blog as pessoas que desejarem participar e obter informações da iniciativa podem nos seguir twitter, os internautas podem seguir o CataZoo pelo endereço www.twitter.com/ccatazoo, ou enviar um email através do campanhacatazoo@gmail.com.
Para quem deseja colaborar com a campanha, as tampinhas podem ser entregues na Secretária Estadual do Meio Ambiente (Sema), no CAB, ou no Jardim Zoológico de Salvador, em Ondina.

3 comentários:

  1. Sem dúvida é uma iniciativa digna de aplausos!
    De uma só vez, podemos beneficiar animais, vegetais e minerais, ou seja, todos os elementos que compõem a natureza. Com a simples ação de selecionar e entregar tampinhas que por nós são utilizadas cotidianamente, estaremos preservando o meio ambiente, zelando pelo nosso presente e garantindo um futuro com melhor qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da iniciativa. Já repassei a todos os meus contatos e vou juntar tampinhas também!

    ResponderExcluir
  3. O catazoo é um Excelênte projeto, além de reduzir o consumo e garantir a qualidade da água para os animais do Jardim Zoológico de Salvador, através de um sistema barato e alternativo, traz um outro beneficio para o meio ambiente, que é diminuição da geração de resíduo no solo.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Campanha lançada pelo Jardim Zoológico de Salvador, com a coordenação de alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, da UNEB, que planeja arrecadar 2 milhões de tampinhas de garrafas pet. Desta forma, o parque, além de retirar do meio ambiente as tampinhas plásticas que nunca serão decompostas, irá reduzir a quantidade de água utilizada nas piscinas de animais aquáticos, pois estas serão tratadas nos filtros e reaproveitadas.

Equipe Catazoo

Equipe Catazoo