Que tal ajudar o meio ambiente e o Zoológico de Salvador da próxima vez que
você beber uma garrafa de água mineral ou de refrigerante?


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Semana do Meio Ambiente: Educação ambiental em casa, na escola, com as crianças e adultos



Que tal começar a semana fazendo atividades de educação ambiental com seus alunos? Se você é estudante, por que não sugerir estas atividades abaixo para o (a) professor(a) realizar na sala de aula?



Temos certeza que as escolas parceiras da Campanha Catazoo vão realizar estas atividades.


Atividade 1 – Discutindo sobre o lixo

1. a) Formação de um grande grupo em círculo;
1. b) Exposição de lixo seco no meio do grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se sub-agrupem e que contenham o mesmo número que os participantes, por exemplo: 5 tampas plásticas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis).
1. c) A sala já deverá estar previamente preparada como descrito anteriormente;
1. d) Inicia-se a aula com um texto reflexivo sobre lixo, de escolha do/a professor/a, podendo ser uma notícia, artigo ou história sobre o assunto “Lixo”. Podemos fazer uso de uma boa música para o fundo da leitura.
1. e) Propor a observação do lixo que está à frente, no centro do grupo;
1. f) Cada participante é convidado a escolher um dos elementos do lixo;
1. g) Distribuição em grupos de acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc...
1. h) Levantar as seguintes questões para análise em grupo: - Tempo de decomposição; - Impacto causado pela produção da embalagem; - Análise do rótulo da embalagem; - Qual o slogan do produto e apelo publicitário; - Qual seria a opção para a reutilização do material.
1. i) Apresentação das análises ao grande grupo.

Atividade 2 - Confecção de cartões com sucata:
2. a) Apresentar diversos tipos de lixo de papel e papelão: revistas, jornais, caixas de embalagens, caixas de papelão...
2. b) Cada participante escolhe materiais para elaborar um cartão ambiental utilizando técnicas sugeridas pelo/a professor/a: - Dobradura; - Recorte e colagem; - Rasgadura...
2. c) Confecção do cartão propriamente dita;
2. d) Exposição e relato da confecção do cartão ao grande grupo;

Atividade 3 - Confecção de carimbos de cordão com restos de madeira
3. a) Colocar à disposição dos/as educandos/as os materiais necessários para a confecção dos carimbos: tocos de madeira (que podem ser solicitados em madeireiras ou fábricas de molduras, móveis) e cordão de algodão ou lã (o cordão é melhor).
3. b) Apresentar alguns modelos de carimbos com formatos variados (estrela, árvore, sol, lua, etc.).
3. c.) Confecção dos carimbos propriamente ditos.
3. d) Confecção de um painel em grupos, utilizando os carimbos confeccionados.

Atividade 4 – Confecção de máscaras com massa de papel
4. a) Preparo da massa de papel para modelar: liquidificar o papel picado – para cada três punhados de papel picado, meio copo do liquidificador com água – bater e despejar em uma bacia e ir fazendo até ter bastante polpa. Espremer o excesso de água e adicionar uma colher de sopa de cola ou grude para cada “bolo” de massa de papel espremido e ir colocando em uma bacia. Quando tiver massa suficiente, é só começar a confeccionar a máscara.
4. b) Para confeccionar a máscara, fazer uma bola de papel jornal amassando várias folhas até formar uma esfera de forma ovalada. Sobre esta esfera, confeccionar a máscara.
4. c) Dias depois a máscara estará seca e poderá ser pintada, de preferência com tinta plástica ou acrílica.
4. d) Pode ser sugerida a confecção de potes, formas geométricas, além das máscaras, com os mesmos procedimentos.
Fonte: Projeto Apoema - Educação Ambiental



ATENÇÃO ADULTOS! EDUCAÇÃO AMBIENTAL TAMBÉM SE FAZ EM CASA

Em casa também é possível fazer educação ambiental. Veja as dicas:
1. Controlar o impulso consumista dos filhos
2. "Os pais devem incentivar a criança a desenvolver uma relação de carinho com a natureza. Para isso, o mais indicado é aproveitar oportunidades do próprio cotidiano; um exemplo é ensinar o ciclo da água por meio da enxurrada, servir verduras e frutas e explicar de onde elas vêm; ou ainda, mostrar uma lagartixa e falar da importância dela para o equilíbrio da natureza", diz Paulo Groke, gerente de projetos ambientais do Instituto Ecofuturo.
3. "É preciso explicar desde cedo a diferença entre o 'ser' e o 'ter', dizer que se deve evitar o desperdício. Colocar no prato apenas o que vai comer e reaproveitar os alimentos, doar brinquedos para outras crianças, customizar roupas e ensinar a separação de materiais para reciclagem são alguns hábitos que devem ser adquiridos pela família inteira", diz Raquel Diniz coordenadora da área de capacitação comunitária do Akatu.
4. Fazer a coleta seletiva do lixo em casa e ensinar as crianças a jogarem o lixo nos coletores separados
5. Sempre colocar a crianças em contato com a natureza e disponibilizar para elas frutas, verduras e legumes.



E OS ADULTOS? QUEM EDUCA?
A equipe Catazoo acredita que as crianças têm um papel fundamental no processo de educação ambiental. São elas que saem das escolas e em suas casas vão ensinar aos pais e aos familiares adultos a preservarem o meio ambiente.Por isso, cada um dos monitores mirins da Campanha Catazoo também faz parte de uma rede maior de monitores da natureza.


Que responsabilidade heim crianças? Por isso, repassem esta ideia para amigos de vocês e peçam que eles repassem também, quanto mais crianças educando seus pais, mais pessoas terão consciência do problema do meio ambiente.

Mas não se preocupem vocês contam com a ajuda de alguns adultos conscientes e que estimulam a preservação do meio ambiente, como nós, os meios de comunicação, algumas empresas e ONGs. Amanhã mostraremos aqui algumas ações legais que ajudam a preservar a natureza. Visite-nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Campanha lançada pelo Jardim Zoológico de Salvador, com a coordenação de alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, da UNEB, que planeja arrecadar 2 milhões de tampinhas de garrafas pet. Desta forma, o parque, além de retirar do meio ambiente as tampinhas plásticas que nunca serão decompostas, irá reduzir a quantidade de água utilizada nas piscinas de animais aquáticos, pois estas serão tratadas nos filtros e reaproveitadas.

Equipe Catazoo

Equipe Catazoo